sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O poder das causas



Pessoas sentem-se bem quando estão conectadas a missões. O comprometimento com a tarefa aumenta quando têm a percepção da importância, do valor, do significado e da beleza de seu trabalho. Em outras palavras, quando uma simples tarefa passa a ter o valor de uma causa, a pessoa se compromete mais.
Mas como se faz isso? Como se opera essa transformação no sentimento humano?
Talvez a resposta apenas possa ser encontrada no trato diário com as pessoas e o trabalho. Cabe ao líder validar a pessoa, ajudá-la a perceber seu valor. E a melhor maneira de fazer isso é valorizando seu trabalho.
Não há, em uma organização, trabalhos importantes e trabalhos desimportantes, funções superiores e inferiores. Todas são importantes, dignas de respeito. Líderes são aqueles que conseguem mudar o sentimento do pedreiro, que pensa que apenas carrega pedras para a noção de que está construindo uma catedral.
Em recente reunião, assisti a um diretor de empresa que em cinco minutos soube valorizar o trabalho e o comprometimento de três pessoas: de um executivo, da secretária e da mulher do cafezinho. Pude sentir o orgulho dos três diante daquele homem que lhes dava mais do que valor, dava-lhes dignidade.
Infelizmente já vi mais exemplos ao contrário, de chefes que se comportam com arrogância e menosprezo, como se seu cargo lhe desse o direito de sentir-se superior.
Bravata, soberba e desdém são qualidades que implodem a carreira de um líder. Por isso, Peter Drucker já aconselhava: "Liderar é elevar espíritos", não intimidá-los.

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