Em função das mudanças radicais da tabela do Campeonato Brasileiro, vale a pena lembrar os ensinamentos da Lei de Murphy.
Primeiro, um pouco de História: Edward Murphy foi um engenheiro do Instituto de Tecnologia da Força Aérea dos Estados Unidos que coordenava os estudos sobre os efeitos da desaceleração sobre o corpo dos pilotos de caças. Em uma das experiências, um de seus auxiliares cometeu um erro que prejudicou o registro das reações do piloto testado, o que quase o matou. Mas, Murphy era experiente, intuiu o erro e interrompeu o teste, e ainda disse, referindo-se a seu auxiliar: "Se existe uma maneira de fazer errado, ele certamente a fará", frase que depois foi generalizada por: "Se existe alguma chance de algo dar errado, dará", e hoje é conhecida pelo nome de "Lei de Murphy".
Mas vamos olhar tal Lei um pouco mais de perto: ela, na verdade, é um alerta para a existência das probabilidades, da estatística. Quando alguém tem um objetivo para atingir, tem que elaborar uma estratégia, e esta será tão melhor a depender de dois fatores:
a) Que se leve em consideração o maior número possível de variáveis;
b) Que se preparem planos B para essas variáveis.
Variável, por definição, é algo que pode não acontecer exatamente como se previa, ou se desejava, num primeiro momento.
Portanto, se seu sorvete de sabor preferido se esparramar pelo chão, se sua torrada cair com o lado amanteigado para baixo ou se simplesmente ocorrer alguma infelicidade, nada de chorar sobre a variável derramada.
É o "Mister Murphy" quem nos lembra sobre a inevitabilidade da vida: "se existe uma chance matemática de alguma coisa sair errado, esteja ciente e considere a possibilidade de mudar a estratégia".
Sempre alerta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário