Há pouco tempo um bom líder era aquele que impunha suas palavras e era temido por seus funcionários. Hoje, com a modernização da gestão de pessoas essas atitudes já não fazem mais sentido, não há mais espaço para esses gestores que não buscam a integração e intimidam os colaboradores ao invés de motivá-los.
Na era social o foco das organizações é o desempenho, tendo os seus colaboradores juntamente à seu líder uma visão de parceria em busca de um mesmo objetivo, que é potencializar resultados e maximizar os lucros.
O líder que não consegue se adequar está ultrapassado. Nenhuma organização e nem os colaboradores que trabalham nela querem desenvolver atividades com uma pessoa que deseja fazer valer apenas as suas opiniões.
Hoje com o mercado competitivo não tem espaço para esse tipo de liderança, há uma busca por profissionais que compreendam o lado humano e que saibam lidar com eles de maneira positiva. Os profissionais que aproveitam positivamente os recursos das empresas garantem uma boa motivação, um bom desempenho e os melhores resultados.
Sabemos que ainda existem muitos líderes tradicionais no mercado, mas as empresas estão cientes que a substituição desse gestor por um mais flexível, moderno, tolerante e capaz de trabalhar a motivação de cada colaborador é bem mais lucrativa.
Ainda é possível visualizar dois tipos de líderes: o tradicional e o moderno. A grande diferença entre eles é o foco. Enquanto o tradicional tem como meta os objetivos econômicos e financeiros da empresa, o moderno foca no desenvolvimento de seus talentos profissionais.
Confira alguns atributos importantes que diferem os dois tipos de líderes:
- Líder Tradicional:
-Motiva por meio do salário variável;
- Mede o desempenho de seus funcionários por meio de indicadores objetivos;
- Quem avalia os subordinados é o supervisor;
- Assume um papel de juiz de seu subordinado.
- Líder Moderno:
- Motiva seus colaboradores e estimula o desenvolvimento profissional;
- Mede o desempenho de seus profissionais por indicadores mais comportamentais do que objetivos;
- Assume o papel de treinador (“coach”) de seu time;
- Quem avalia seus subordinados são um conjunto de avaliadores que normalmente não inclui apenas as chefias, como também os colegas.
Com essas diferenças conseguimos perceber a importância de um líder moderno nas empresas. A cada dia ele assume um papel mais decisivo nas organizações, assim desenvolvendo pessoas, gerando grandes resultados e chegando mais rápido aos objetivos.
Fonte: http://www.ibccoaching.com.br
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