sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aprimoramento contínuo



A ideia de se buscar excelência e de procurar fazer cada vez melhor com o que se tem é uma prática de gestão japonesa, com identidade filosófica, que pode ser aplicada a qualquer área de vida. Trata-se de um tema interessante para os líderes que pode ser aplicada a quem se interessar e que, por isso, merece um post.
Na década de 1950, o Japão pós-guerra estava totalmente destruído, física, econômica, militar e — o que é pior —, moralmente. Precisavam reconstruir o país mas não tinham recursos, sendo que a população masculina sobrevivia à míngua. Resumindo: o Japão estava falido. Então tiveram que recorrer à filosofia, adotaram o conceito do aprimoramento continuo, de empenhar-se em fazer algo com qualidade crescente, de maneira lenta, porém permanente.
A ideia era acordar todo dia de manhã com a intenção de dar o melhor de si, fazer seu trabalho um pouquinho melhor do que foi ontem. O lema era "Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje".
Em japonês a palavra grafada para essa filosofia é kaizen, formada por dois ideogramas: kai, que significa mudança e zen, que significa bom, melhor. Assim, kaizen quer dizer mudar para melhor.
A filosofia foi adotada por todos os cidadãos japoneses que se empenharam na reconstrução de seu país, a ponto de transformá-lo, em poucas décadas, na segunda maior economia mundial. O kaizen é muito conhecido no mundo empresarial por ter sido adotado de maneira muito enfática pela Toyota, que inovou na gestão e na produção e hoje é a primeira indústria automobilística do mundo.
A diferença entre o kaizen japonês e o programa de qualidade total americano é que, enquanto o programa de qualidade é medida administrativa, o kaizen é filosofia. Por isso é que ele é incorporado pelas pessoas e usado no cotidiano, não só no trabalho, mas na vida pessoal.
Há palavras que estão profundamente conectadas com ele como qualidade, sinergia, economia, produtividade, colaboração, resultado. Para o kaizen, é sempre possível fazer melhor e nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa, no processo do trabalho, na limpeza, nas relações ou no próprio indivíduo.
Portanto, antes de perguntar ao outro qual o valor de seu salário, questione para si o que receberá de aprendizado. Dilapide o que você já tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário