sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A pedagogia do erro



Ok, hoje vamos falar sobre como o erro é visto nas organizações.
Conheci, em Santa Catarina, uma fábrica que tinha um cartaz que dizia "Aqui é permitido errar". E, ao contrário do que parecia, os episódios de enganos naquela empresa eram extremamente pequenos. Isso se deve ao fato de, ao incluir a questão da falta em sua cultura, aquele empresa deixava claro que era permitido errar em duas situações: durante o período de treinamento e na tentativa de desenvolvimento.
A empresa que deseja ter a cultura da inovação não pode ser intolerante a isso, pois só não se engana quem não tenta fazer diferente. O erro se combate através da obediência aos métodos, aos processos e inovar significa – exatamente –, criar novos métodos ou processos.
É sabido que 80% das inovações em uma empresa, principalmente do setor industrial, derivam da observação dos operários. Se a eles não for permitido tropeçar, jamais se arriscarão a apresentar algo novo.
O erro que deve ser punido é aquele que vem da desatenção, da preguiça, da falta de compromisso. É preciso, portanto, categorizá-lo. Na verdade, errar é próprio da condição humana. Mas aprender também. Infelizmente algumas pessoas não fazem conexão entre essas duas qualidades, e este, sim, é o grande erro. Na verdade, ele só é falha quando não percebido, mas quando bem notado, torna-se aprendizado.
Sem essa percepção, você corre dois riscos: o de continuar repetindo suas escorregadelas sem aproveitá-las para crescer ou parar de se arriscar tentar por medo de errar.
O deslize não nos afasta da virtude. Mas a maneira como lidamos com ele, isso sim. São duas qualidades devem acompanhar a eficácia do erro: a responsabilidade e o aprendizado. Ser responsável significa responder por seus mancadas, o que é próprio dos adultos. Aprender significa incorporar o que é certo e o que é errado, o que é próprio dos atentos. Ser adulto e estar atento são qualidades dos que acertam mais, apesar de terem errado muito.
Errou? Não faz mal, desde que você:
- Seja lúcido para admitir que errou;
- Seja humilde para assumir a responsabilidade;
- Seja esperto para consertar o resultado;
- Seja sábio para incorporar o aprendizado.

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