O texto discorre sobre as características e dimensões essenciais do Balanced ScoreCard (BSC).
Em um mercado cada vez mais
competitivo, empresas que pretendem se manter relevantes necessitam
desenvolver uma forte capacidade de agregar valor superior em suas
práticas de gestão e em seus produtos e serviços, buscando alcançar os
objetivos da organização através do entendimento dos desejos e
necessidades do mercado consumidor, gerando estratégias relevantes para o
negócio e para o mercado como um todo.
Já há algum tempo, a conjuntura
mercadológica não permite mais que as organizações baseiem a sua gestão
apenas nos aspectos financeiros do negócio. Evidentemente, dinheiro e
lucro são importantíssimos em um negócio de qualquer natureza,
entretanto, um negócio de sucesso transcende essa dimensão.
Entendendo a necessidade de entendimento
e planejamento integral de um negócio, os consultores norte-americanos
Robert Kaplan e David Norton começaram a observar e difundir, a partir
da década de 1990 uma nova técnica, conhecida como Balanced ScoreCard
(BSC). Essa técnica contempla as quatro perspectivas principais de um
negócio: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizagem e
Inovação, todas interligadas com a Missão, Visão, Valores e propósitos
da organização. Cada perspectiva consiste em:
Perspectiva Financeira: como a empresa é vista pelos seus controladores e quais resultados financeiros pretende alcançar.
Perspectiva dos Clientes: como
a empresa é vista pelos clientes, como se relaciona com eles e como
pretender atender os desejos e necessidades de seu mercado consumidor,
através de estratégias específicas de Marketing e Vendas.
Perspectiva Interna (Processos Internos): trata
de como a empresa cuida e gerencia as suas operações, permitindo que a
organização tenha clareza sobre quais são as atividades que necessitam
de excelência para que os objetivos do negócio se tornem realidade.
Perspectiva da Aprendizagem e Inovação: uma
dimensão altamente ligada à força de trabalho da empresa, trata de como
a empresa melhora continuamente, como a sua equipe será treinada e
produtiva e de como a organização se renova e se prepara para o futuro.
A técnica do BSC busca suprir a lacuna
entre o curto e o longo prazo, bem como contemplar todos os aspectos
estratégicos da organização. Ressalta-se que em todas as dimensões devem
ser definidos objetivos específicos e para cada um desses são definidas
métricas, metas e ações. O BSC é representado através de um diagrama
denominado Mapa Estratégico, que é um delineamento visual para organizar
as ideias e estratégias e, a partir desse gráfico, desenvolver as ações
pensadas.
Fonte: Flávio Paim em www.administradores.com.br
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