No mundo empreendedor existe o 
famoso mito do momento “Eureka!”. Esse é o momento em que o empreendedor tem uma 
ideia genial e de uma hora pra outra constrói sua empresa, assim como um 
maravilhoso ser mitológico que emerge majestosamente do oceano, reluzente, 
poderoso e o mais importante, inexistente na vida real. 
Na realidade, os momentos “Eureka!” 
existem sim. A grande questão é: da concepção da ideia inicial até ter uma 
empresa lucrativa e auto-sustentável, o empreendedor precisa comer muito feijão 
com arroz. 
Um produto/serviço é um somatório de 
ideias
A inovação 
acontece quando uma série de ideais e palpites se acumulam e formam um produto 
ou serviço que pode ser utilizado por alguém. 
A iniciativa de ter uma ideia é 
fundamental, mas você é recompensado pelo que faz até o fim, não pelo que você 
começa. A ideia é só o começo. 
A história valoriza quem tira ideias 
do papel
Segundo um 
estudos, em média, 12 pessoas no mundo tem ideias similares sobre um novo 
produto ou serviço. O que diferencia a vencedora das outras 11 é a capacidade de 
colocar essa ideia em prática. 
Um exemplo sensacional é o telefone. 
Innocenzo Manzetti criou o primeiro telefone funcional e Elisha Gray foi o 
primeiro a patentear o invento. Porém, quem ganhou fama, dinheiro e o nome 
escrito na história foi Alexander Graham Bell, que decidiu gastar seu tempo 
distribuindo o produto por aí ao invés de ficar meramente falando que tinha uma 
ideia genial. 
Tirar uma ideia do papel não é tão 
fácil assim
Quando 
temos uma ideia considerada genial, é normal pensar algo como “Tive uma ideia 
genial! Trilhões de pessoas vão bater na minha porta querendo esse produto! 
Semana que vem estarei na capa de todos os jornais e revistas!”. Depois, começamos a ler sobre 
empreendedores mais experientes e todos falam “Vai com calma meu querido, não é 
tão fácil assim. Leva tempo até o produto ficar pronto e o mercado adotar sua 
inovação”.
A primeira reação ao ler algo do tipo é 
“Ah, eu sei que ele fala isso, mas minha ideia é tão genial que vai ser 
diferente!”. Depois de um tempo você acaba vendo que realmente, não era tão 
fácil assim. Nunca é, vai por mim. 
Conclusão: Ideias razoáveis bem 
executadas valem mais do que ideias geniais no papel. É comum o empreendedor 
iniciante achar que uma ideia muda o mundo. Porém, é essencial saber que para 
uma ideia mudar o mundo, ela precisa de uma equipe para transformá-la em 
produto, capital para financiar seu desenvolvimento, uma rede de contatos para 
colocá-la no mercado e muito trabalho. Muito mesmo.
Fonte: 
saiadolugar.com.br
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