Atividades Primárias da Logística
As
atividades logísticas podem ser divididas ou classificadas pelas ações
primárias e de apoio. Vamos conhecer neste capitulo as primarias, bem
como entender a importância de cada uma delas no processo.
O objetivo básico de toda atividade
logística consiste na otimização de fluxos de informações e materiais
desde a origem dos mesmos até o momento em que chegam ao seu destino
final, ou seja, às mãos dos consumidores. Esses fluxos devem atender aos
desejos dos consumidores com o menor preço possível.
Para que isso seja possível uma gama de
atividades básicas precisa ser realizada como, por exemplo: a manutenção
de estoques, o processamento dos pedidos dos clientes ou ainda o
transporte dos produtos.
Vejamos em que consiste cada uma dessas atividades classificadas como primárias ou principais.
· Manutenção de estoques – é considerada
como sendo dentre as atividades primárias a que merece maior cuidado,
pois, o grande desafio é o de conseguir manter o menor estoque possível,
sem que o consumidor venha a ser afetado. Apesar de ser uma atividade
bastante complexa, hoje os administradores já dispõem a seu favor de
algumas técnicas para ajudá-los. A quantidade de estoque de cada empresa
dependerá diretamente do tipo de setor no qual a mesma está inserida,
bem como, da sazonalidade temporal de alguns produtos, principalmente os
do gênero alimentício. Um bom nível de estoque não deve ser nem tão
alto nem tão baixo. Ele deve ser suficiente para amortecer a oferta e a
demanda dos produtos no mercado e dessa forma não alterar seus preços.
Esta atividade possui com custo bastante representativo em um orçamento de atividades logísticas;
· Processamento dos pedidos – em termos
de custos esta atividade não tem tanta representatividade, porém, sua
importância é muito grande, pois diz respeito ao tempo compreendido
entre o pedido do cliente e a entrega do pedido, que deverá ser o mínimo
possível, já que esse tempo pode determinar o nível de serviço que está
sendo ofertado. Esse tempo também é chamado de “ciclo do pedido”. Hoje,
com a quantidade de produtos comercializados pela internet a diminuição
desse ciclo pode representar um diferencial competitivo, pois clientes
não gostam de esperar muito tempo para receber seus produtos,
principalmente quando pagos antecipadamente, como é o caso dos produtos
comercializados pela web.
· Transporte – até hoje, a atividade de
transporte de produtos é equivocadamente confundida como sendo sinônimo
de logística. O transporte é apenas uma das atividades primárias
desempenhadas pela logística. Refere-se ao modo com que as empresas
realizam a movimentação física de seus produtos até que os mesmos sejam
recebidos pelos clientes. Essa movimentação física pode ser terrestre,
aérea, marítima ou ferroviária. É bastante comum as empresas utilizarem
mais um meio para transportar seus produtos, objetivando que os mesmos
cheguem aos seus destinos com a maior brevidade possível.
Vale ressaltar que movimentação física,
segundo Alexandre Luzzi Las Casas, “são as atividades referentes a
movimentação eficiente de produtos do final da linha de produção até o
consumidor final. Inclui atividades como fretamento, armazenamento
manuseio, controle de estoques, localização de fábrica, processamento de
pedidos, etc. “
No Brasil, a predominância é do transporte rodoviário, pelo custo ser relativamente baixo em relação aos demais.
Atividades de Apoio
Um resultado positivo de uma atividade logística dependerá da adequação das atividades primárias com as atividades de apoio. Estas representam as atividades que servem de suporte ao bom desempenho das atividades primárias e assim, contribuem para a satisfação dos consumidores, objetivo básico da atividade logística. Vejamos as principais atividades de apoio.
· Armazenagem – preocupa-se com as
questões relacionadas ao espaço físico para estocagem perfeita dos
produtos. Uma sub-atividade da armazenagem é a de manuseio de materiais,
ou seja, a forma adequada de movimentar os produtos ainda em seu local
de armazenamento;
· Embalagem – durante a atividade de
transporte ela protege os produtos durante sua movimentação física sem
risco de danificá-los. Algumas embalagens são classificadas como sendo
do tipo “de movimentação” por serem próprias para proteger os produtos
quando movimentados por equipamentos mecânicos. A embalagem não deve ter
valor muito alto, pois assim, tornará o preço final do produto
alterado;
· Suprimentos – relativo à compra de
matéria-prima para a produção dos produtos. Ele avalia onde e que
quantidade comprar. Os chamados ativos fixos também entram no rol de
suprimentos, como toda a parte de maquinário, equipamentos para
escritório e edificação.
· Planejamento – diz respeito à
realização de uma programação que inclua todas as atividades
necessárias, como compra, transporte, entrega, distribuição dos
produtos, etc. A quantidade do que deverá ser produzido também deve
estar prevista no planejamento, para evitar a oferta excessiva de
produtos, bem como sua escassez.
· Sistema de informações – o sucesso das
ações logísticas depende de um bom sistema que forneça informações
relativas a custos e procedimentos necessários. Esses dados são básicos
para que se possa realizar um bom planejamento, assim como um controle
das ações logísticas.
Segundo Monterio e Bezerra, “a logística
empresarial está cada vez mais evoluída quando se trata de Tecnologia
de Informação. Para isso são utilizados sistemas integrados de gestão,
desenvolvidos para integrar, controlar e gerenciar a cadeia de
suprimentos com o objetivo final de atender melhor o cliente”.
Um dos sistemas que mais benefícios
trouxe para as atividades logísticas é o chamado “código de barras” que
pode com eficácia e rapidez controlar a entrada e saída de dados como
quantidade de material adquirido, quantidade de material gasto, tempo de
execução na produção dos produtos.
Para a utilização de um sistema de
código de barras três equipamentos são indispensáveis, são eles:
leitores, decodificadores e impressoras.
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