A Logística nas Empresas
Para
tentar acompanhar as rápidas mudanças no cenário global atual, as
empresas estão constantemente realizando um monitoramento do que vem
acontecendo em todo o mundo em relação à informatização ou à automação
das atividades logísticas.
As tendências da logística também são
observadas de perto e algumas empresas não se importam de modificar seu
comportamento de mercado ou ainda sua filosofia empresarial para
acompanhar o curso do desenvolvimento.
Isso vale para empresas de todas as
naturezas, inclusive para as indústrias que precisam estar competentes
para enfrentar os concorrentes da melhor forma.
Se compararmos a logística das guerras
com a logística de mercado que hoje convivemos perceberemos que ambas
possuem muito em comum, principalmente em relação ao suporte, ao
desempenho de suas tropas (as empresas) nos campos de batalha (mercado),
frente aos inimigos (concorrentes). É exatamente isso que as empresas
esperam das atividades logísticas. É uma constante busca por eficiência e
eficácia, onde eficiência diz respeito à realização excelente dos
trabalhos enquanto que a eficácia vai mais além e exige resultados que
sejam no mínimo satisfatórios, já que a busca maior é a superação das
expectativas.
Novaes (2003) nos fala que “durante
muito tempo nas empresas, tal como no meio militar, as atividades
relacionadas à logística eram tidas como um serviço meramente de apoio e
que não agregavam valor ao produto. O sistema logístico era visto como
um gerador de custos e sem nenhuma influência no planejamento
estratégico organizacional”.
Convivemos diariamente com oscilações na
economia. Ora estamos em plena fase de desenvolvimento, ora a recessão
ameaça as empresas e os gerentes fazendo papéis dignos de antigos
generais de guerra, ou seja, desenvolvendo táticas de auto-defesa e
combate aos inimigos.
A logística acompanhou a evolução do
marketing de produtos e atualmente, ambos possuem como objetivo
principal suprir as necessidades dos consumidores. Sendo que a logística
tem ainda a preocupação de fazer com que os produtos cheguem às mãos
dos consumidores no momento e no lugar em que os mesmos desejem e com o
menor custo possível. Para isso a logística vai eliminando do processo
tudo o que venha a tornar o produto mais caro e que não interesse ao
consumidor.
Essa mudança de concepção foi
responsável por várias mudanças nas empresas como a construção de
depósitos filiais das mesmas em locais estratégicos para facilitar a
distribuição dos produtos e evitar a demora na entrega dos mesmos.
Apesar da demora de as empresas
reconhecerem a importância das atividades logísticas, hoje ela é a base
para quem quer estar competitivo no mercado.
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