Os intermediários e suas funções
“À
 medida que os intermediários se especializam conseguem economias, 
devido a suas escalas de operações e seus conhecimentos, o produtor 
poderá ganhar pela transferência de algumas das funções do canal de 
distribuição para eles”.
(Philip Kotler)
Os intermediários possuem importante 
papel na movimentação e na distribuição dos produtos no mercado. Através
 de suas atividades eles podem além de racionalizar as operações, 
diminuir os custos para os fabricantes. Essa redução de custos recebe o 
nome de economia de escala e consiste na especialização dos 
intermediários em suas funções como forma de diminuir os custos dos 
serviços prestados por eles.
Imagine que um fabricante tivesse que 
realizar sozinho todas as atividades referentes à movimentação dos 
produtos desde o momento em que os mesmos saem da linha de produção até o
 momento em que esses produtos são entregues aos consumidores. O 
fabricante teria que se preocupar com atividades como transporte, 
armazenamento, controle de estoques, escolha de ponto de vendas, vendas,
 dentre outras várias.
Provavelmente o peço final dos produtos 
sofreria um acréscimo, devido à inexperiência do fabricante nas demais 
áreas de logística. E para que esse acréscimo não aconteça o fabricante 
terá que se tornar especialista em atividades que fogem da sua atividade
 principal que é a produção excelente de seus produtos.
A partir do momento em que um fabricante
 faz a opção de ter o auxilio de intermediários na distribuição de seus 
produtos, ele passa a dividir com estes a responsabilidade pela 
movimentação perfeita destes produtos.
Segundo Las Casas, “com a existência de 
várias empresas empenhadas em levar produtos do produtor ao consumidor, 
cada uma delas será responsável pelo desempenho de certas tarefas do 
marketing, que devem ser executadas de qualquer forma, não importa por 
quem. Por essa razão, se algum fabricante preferir não usar 
intermediários, ele mesmo deverá realizá-las”.
As principais funções de um intermediário
Dentro de um canal de distribuição de 
produtos podem existir inúmeros intermediários responsáveis pelas mais 
diversas atividades logísticas. Mas apesar de toda a diversificação 
destas atividades, todos possuem em comum a co-responsabilidades pelos 
produtos que estão movimentando, assim todo o cuidado com o nome da 
empresa para a qual estão trabalhando é necessário. O consumidor atual é
 bastante observador e caso o mesmo se depare numa estrada com um 
caminhão da Coca-Cola sendo guiado em alta velocidade ele jamais irá 
comentar que o sr. Fulano de tal dirige mal. Obviamente que o comentário
 será que um motorista da Coca-Cola estava dirigindo de forma 
irresponsável. A marca do produto o acompanha durante todo o caminho do 
canal de distribuição, por isso, ela deve ser bastante preservada.
A seguir apresentaremos as principais 
funções de um intermediário e de que forma eles podem contribuir através
 de suas atividades para uma perfeita distribuição de produtos.
· A Seleção dos produtos
Antes da realização das compras dos 
produtos que serão ofertados para os clientes, os intermediários 
realizam um cuidadoso estudo para tentar selecionar o que realmente os 
consumidores desejam encontrar. Os produtos são escolhidos de acordo com
 o perfil dos clientes e seu sortimento é prioridade.
· As Compras
Atualmente, uma das maiores exigências 
dos consumidores é em relação a variedade de produtos que os mesmos 
dispõem para escolher. A realização da compra dos produtos que serão 
oferecidos aos consumidores é também uma das atividades dos 
intermediários. Eles procuram negociar com o maior número de 
fornecedores para contar com a maior variedade possível.
· As Vendas
Os intermediários responsáveis pelas 
vendas dos produtos deverão se preocupar com uma constante promoção dos 
mesmos junto aos consumidores, que deverão ser seduzidos e convencidos a
 comprá-los. Mas para que isso seja possível um conhecimento detalhado 
dos produtos por parte dos vendedores é indispensável.
Eles também deverão se preocupar com os 
pontos de vendas destes produtos em diversos aspectos como limpeza, 
distribuição dos produtos nos expositores e decoração das lojas.
· Armazenamento
Visando à proteção dos produtos até o 
momento de distribuí-los aos consumidores, os intermediários 
responsáveis pela atividade de armazenamento trabalham cuidadosamente 
para preservar os produtos em todas as suas características respeitando 
os prazos de validade dos mesmos e o momento certo de disponibilizá-los 
no mercado.
A atividade de armazenamento varia de 
acordo com o tipo de produto que está sendo movimentado. Quanto mais 
perecível for um produto como é o caso dos cereais e carnes, mais 
cuidadosa deverá ser sua armazenagem. É importante esclarecer que os 
caminhões frigoríficos ao movimentarem os produtos que necessitam de 
refrigeração estão transportando esses produtos de forma armazenada.
O armazenamento é uma atividade de custo
 relativamente alto dentro do orçamento logístico de um produto, porém 
alguns fatores justificam essa atividade. São eles:
1. Redução de custos tanto de transportes como de produção;
2. Coordenação da demanda e suprimento;
3. Ajuda nos trabalhos de produção e de marketing dos produtos.
2. Coordenação da demanda e suprimento;
3. Ajuda nos trabalhos de produção e de marketing dos produtos.
· O Controle de Qualidade
Tem a função de realizar periodicamente a
 verificação dos níveis de qualidade dos produtos. Os prazos de 
validade, as partes que compõem os produtos são cuidadosamente 
inspecionados.
Esses intermediários também ajudam no melhoramento dos produtos realizando testes de capacidade e resistência dos mesmos.
· O Transporte
É a atividade responsável pela 
movimentação física dos produtos desde a fábrica até o momento de 
entrega dos mesmos aos consumidores.
Atualmente existe um grande esforço por 
parte das empresas em investirem em serviços de transporte mais 
modernos, rápidos e eficientes. Segundo Paulo Fernandes Fleury, “a 
atividade de transporte, a mais importante dentre os diversos 
componentes logísticos, vem aumentando sua participação no PIB, tendo 
crescido de 3,7% para 4,3% entre 1985 e 1999. Em 30 anos, ou seja, entre
 1970 e 2000, o setor de transporte cresceu cerca de 400%, enquanto o 
crescimento do PIB foi de 250%.”
O intermediário responsável por 
transportar os produtos deve observar o tempo que o produto poderá ficar
 em trânsito, incluindo os tempos para carga e descarga do material.
· A Distribuição
Uma outra importante atividade realizada
 por um intermediário diz respeito à distribuição eficaz dos produtos no
 mercado. Esse tipo de atividade geralmente é desempenhado por um 
intermediário chamado atacadista, cuja função principal é a de comprar 
em grandes quantidades de produtos e dividi-los entre os varejistas em 
quantidades desejadas pelos clientes.
A distribuição deve acontecer de forma 
bastante equilibrada, evitando o excesso ou escassez dos produtos no 
mercado. Por isso, é importante que o intermediário conheça a média de 
aquisição de cada produto que está distribuindo.
Outras Funções dos Intermediários
Podemos observar que as atividades 
logísticas que podem ser distribuídas entre os intermediários do canal 
de distribuição dos produtos são inúmeras, desta forma fica claro que o 
produtor só tem a ganhar ao optar que esses intermediários participem 
dessa movimentação.
Outras funções que não foram mencionadas
 anteriormente, hoje, fazem parte da lista de responsabilidades dos 
intermediários. Abaixo citamos três dessas novas funções:
· Informações de Marketing – são dados 
repassados aos fabricantes acerca do comportamento do mercado, como 
mudanças de hábitos dos clientes, tendências da moda ou volume das 
vendas.
· Vendas Financiadas – alguns 
intermediários na tentativa de aumentar o volume de venda de seus 
produtos, oferecem aos seus clientes a possibilidade de financiar suas 
compras. Esses financiamentos podem ser próprios ou em parceria com 
empresas especializadas em financiamentos ou ainda, com instituições 
bancárias.
· Absorção de riscos – quando um 
intermediário resolve entrar no canal de distribuição de um produto, 
este deverá ter em mente que está se tornando co-responsável pelo mesmo.
 Todos os riscos existentes são divididos por todos os intermediários do
 canal. Os riscos mais comuns são os que dizem respeito à manutenção dos
 produtos no estoque, ao tempo de obsolescência dos produtos e ao 
financiamento oferecido aos consumidores. Uma das maiores queixas dos 
intermediários que oferecem crédito próprio é o alto índice de 
inadimplência no mercado.
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