1) Capacite a sua equipe na melhoria contínua bottom-up, ou seja, debaixo para cima. Treine seus colaboradores nas ferramentas da qualidade total, e transforme-os em verdadeiros agentes ativos de mudança!
2) Treine também a sua equipe operacional em novos conceitos e técnicas logísticas. Afinal, qual foi a última vez em que você envolveu seus supervisores, encarregados, líderes, conferentes, operadores de empilhadeiras e auxiliares operacionais em um treinamento?
3) Se você ainda não tem, implemente o programa 5S na sua operação. Transforme o seu Centro de Distribuição em um exemplo de organização, limpeza e disciplina para todos os demais departamentos da empresa.
4) Reavalie seus processos operacionais e administrativos. Mapeie-os e redesenhe-os com base em uma nova proposta de valor para os seus clientes internos e externos. Inclua dentro desse "pacote" a questão do inventário rotativo, uma importante ferramenta para a redução de estoques e aumento de vendas.
5) Aproveite para rever seus indicadores de desempenho, formas de cálculo e as metas anteriormente definidas. Verifique se seus indicadores cobrem temas relacionados a produtividade operacional, custos, nível de serviço e acuracidade das informações.
6) Otimize o espaço cúbico disponível. Identifique o espaço não aproveitado, em função de regras do sistema de endereçamento, formato de material e falta de organização e desenvolva ações para a "captura" desse espaço perdido.
7) Reveja a sua infra-estrutura operacional. Através da observação em campo e da aplicação de técnicas de tempos e movimentos (Crono-Análise), procure identificar os "gargalos" existentes, como docas, áreas de stage, pátios, corredores, etc., e desenvolva alternativas de layout operacional, bem como um plano de investimentos com ações de curto (ano corrente), médio (2 a 3 anos) e longo prazo (3 anos ou mais).
8) Estabeleça ações para melhorar o relacionamento com a área de Vendas e com outros departamentos internos. Não restrinja seu contato apenas a e-mails ou às intermináveis reuniões de caça aos "culpados".
9) Aprimore o custeio da sua operação. Revise os conceitos utilizados, o fluxo de informações para o custeio, critérios para a alocação dos custos (rateios e índices por exemplo), os indicadores mensurados e os outputs gerenciais, Feito isso, aprofunde-se na gestão de custos e desenvolva de 3 a 5 ações para a redução e manutenção dos valores.
10) Por fim, aproxime-se mais de seus Clientes finais. Procure antecipar-se a possíveis problemas, enxergando a cadeia de abastecimento a partir do cliente final. Desenvolva um programa de visitas semanais, reservando pelo menos 2 dias por mês para atividades em campo. Faça isso de forma organizada, com a definição de uma agenda, com o preenchimento de relatórios de visitas, com a realização de reuniões para a discussão de temas relevantes abordados pelos Clientes e com a definição e controle das ações a serem implantadas.
2) Treine também a sua equipe operacional em novos conceitos e técnicas logísticas. Afinal, qual foi a última vez em que você envolveu seus supervisores, encarregados, líderes, conferentes, operadores de empilhadeiras e auxiliares operacionais em um treinamento?
3) Se você ainda não tem, implemente o programa 5S na sua operação. Transforme o seu Centro de Distribuição em um exemplo de organização, limpeza e disciplina para todos os demais departamentos da empresa.
4) Reavalie seus processos operacionais e administrativos. Mapeie-os e redesenhe-os com base em uma nova proposta de valor para os seus clientes internos e externos. Inclua dentro desse "pacote" a questão do inventário rotativo, uma importante ferramenta para a redução de estoques e aumento de vendas.
5) Aproveite para rever seus indicadores de desempenho, formas de cálculo e as metas anteriormente definidas. Verifique se seus indicadores cobrem temas relacionados a produtividade operacional, custos, nível de serviço e acuracidade das informações.
6) Otimize o espaço cúbico disponível. Identifique o espaço não aproveitado, em função de regras do sistema de endereçamento, formato de material e falta de organização e desenvolva ações para a "captura" desse espaço perdido.
7) Reveja a sua infra-estrutura operacional. Através da observação em campo e da aplicação de técnicas de tempos e movimentos (Crono-Análise), procure identificar os "gargalos" existentes, como docas, áreas de stage, pátios, corredores, etc., e desenvolva alternativas de layout operacional, bem como um plano de investimentos com ações de curto (ano corrente), médio (2 a 3 anos) e longo prazo (3 anos ou mais).
8) Estabeleça ações para melhorar o relacionamento com a área de Vendas e com outros departamentos internos. Não restrinja seu contato apenas a e-mails ou às intermináveis reuniões de caça aos "culpados".
9) Aprimore o custeio da sua operação. Revise os conceitos utilizados, o fluxo de informações para o custeio, critérios para a alocação dos custos (rateios e índices por exemplo), os indicadores mensurados e os outputs gerenciais, Feito isso, aprofunde-se na gestão de custos e desenvolva de 3 a 5 ações para a redução e manutenção dos valores.
10) Por fim, aproxime-se mais de seus Clientes finais. Procure antecipar-se a possíveis problemas, enxergando a cadeia de abastecimento a partir do cliente final. Desenvolva um programa de visitas semanais, reservando pelo menos 2 dias por mês para atividades em campo. Faça isso de forma organizada, com a definição de uma agenda, com o preenchimento de relatórios de visitas, com a realização de reuniões para a discussão de temas relevantes abordados pelos Clientes e com a definição e controle das ações a serem implantadas.
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