Ética Empresarial
Amanda Priscila David
Bruna Graziele Ribeiro de Paula
Camila Camargo De Araujo Zanelat
Carina Marilu Belinassi
Mayara Lemes Melaré
Ética empresarial em sua definição é um conjunto de regras, princípios e padrões sobre o que é certo ou errado, que são estabelecidos pela empresa em diversas ocasiões para ser exercido pelas pessoas que fazem parte dela. Para exercer ética é necessário convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas.
Segundo Nash (1993), “Ética dos negócios é o estudo da forma, pela qual normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos da empresa comercial”.
A atividade de ganhar dinheiro afeta o senso particular de moralidade das pessoas. A ética têm parecido distante por diversas razões, desde a ganância até a nossa maneira de pensar sobre administração e moralidade.
São muitas as razões para a adoção da ética em uma empresa, como: multas pesadas, quebra da rotina normal, baixo moral dos empregados, aumento da rotatividade, fraude interna, perda de confiança pública na reputação da empresa, entre outros. Grandes empresas como a Wal-Mart, a Ford, a 3M e muitas outras enfatizam que altos padrões pessoais de conduta são de grande importância para a empresa, pois possui muito valor econômico quanto outro bem intangível chamado “clientela”.
As decisões tomadas em uma empresa geram conseqüências para o ambiente interno (trabalhadores, gestores e proprietários) e externo (clientes, fornecedores, bancos, etc.). Existem escolhas que devem ser estudadas detalhadamente tais como: porque adotar uma decisão e não outra, quais conseqüências que essa decisão poderia trazer, como isso iria refletir no futuro da empresa, entre outras questões.
As empresas possuem um nome, uma marca, uma reputação em um ambiente competitivo para respeitar, dessa maneira aplica-se a ética. Já os clientes têm o direito de escolher e migrar para os concorrentes se não estão satisfeitos como consumidores de uma tal empresa.
Segundo Srour (2003), “A sociedade civil tem possibilidade de fazer “política pela ética” e viabilizar a adoção de posturas morais por parte das empresas por meio de intervenção na realidade social.”
Para intervir, a sociedade pode usar alguns instrumentos como: a mídia, a Justiça, pode recorrer as agências de defesa ao consumidor, centro de vigilância sanitária, entre outros.
Em países autoritários a sociedade civil praticamente não existe. Em ambientes de caráter semi fechado, onde existe a prática de cartéis, torna-se praticamente impossível a prática da “política pela ética”.
Algumas empresas que possuem grandes marcas onde investiram tempo de dinheiro nela acabam percebendo que perder a credibilidade, deixando de ser honestas e transparentes, é um passo fatal para o seu negócio.
Algumas atitudes consideradas anti éticas que podemos citar são:
- Ganância;
- Justificativas enganosas sobre produtos ou serviços;
- Humilhação das pessoas, no trabalho ou através de estereótipos na propaganda;
- Favoritismo;
- Sacrifício do inocente e do mais fraco para que as coisas sejam feitas;
- Mentir, por omissão, para os empregados pelo bem do negócio;
- Subir a escada corporativa usando os outros como degrau.
- Deslealdade para com a empresa assim que os tempos ficam difíceis.
Esses são apenas algumas atitudes antiéticas entre muitas outras adotadas por membros de organizações para se favorecer.
As empresas, para se comportarem de maneira ética, devem cortar relações como a promoção do lucro a qualquer custo e uso de justificativas trapaceiras para justificar os fatos. São pequenas atitudes que melhorarão o desempenho ético da empresa.
Texto extraído do trabalho “Ética Empresarial” apresentado como exigência da Disciplina de Organização do Trabalho e Tecnologia na Unimep, que contou com a colaboração da Abrange Logística.
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