Apagar as luzes ao deixar um ambiente, por exemplo, ou desligar o monitor do computador, quando não estiver em uso, além de serem medidas simples e sustentáveis, ajudam a reduzir o valor da conta do mês. A tarefa não é fácil, pois, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) as tarifas de energia elétrica no Brasil estão entre as mais elevadas do mundo, cerca de 65% acima do que é pago por consumidores residenciais norte-americanos e também acima dos valores cobrados em alguns países europeus, como Espanha e França.
“Mudar de atitude pode parecer difícil, mas basta um pouco de disciplina e logo o pequeno gesto vira hábito. É importante que cada um busque alternativas para economizar energia, não só no Ipem, mas também no cotidiano, em todos os ambientes pelos quais passar, transformando isso em rotina”, diz o superintendente, Fabiano Marques de Paula.
No trabalho:
- Apagar as lâmpadas quando os cômodos estiverem vazios.
- Desligar o computador quando se ausentar por mais de meia hora. Um bom exemplo é na hora do almoço. Um computador ligado durante uma hora/dia consome 5,0 kw/h por mês. Em um ano, a economia desse ato de desligar o computador será de 60 kw/h.
- Desligar o monitor ou configurar o equipamento em modo de economia de energia para casos de ausência até 15 minutos.
- Utilizar régua de tomadas com chave de liga/desliga para evitar que o computador e os periféricos, como impressoras e modens, consumam energia, ainda que baixo, quando não estão sendo usados.
Utilizar as escadas em vez do elevador. (Uma boa alternativa para economizar energia e gastar calorias).
- Se perceber que o banheiro está vazio, apague a luz ao sair. Assim como na copa e salas de reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário