Pois é, o dia mundial da fotografia foi agora, em 19 de agosto! E quase passa batido por aqui, o que seria uma grande injustiça. Para quem lida com comunicação visual a fotografia é base, é ponto de partida, é o princípio de tudo!
É claro que desde a invenção do daguerreótipo até hoje muita coisa mudou. A tecnologia para registro de imagem desenvolveu-se tanto que fica até difícil comparar a fotografia de hoje com aquela inventada por Louis-Jacques-Mandé Daguerre e acolhida pela Academia de Ciências e Artes de Paris justamente em 19 de agosto de 1839.
A grande revolução no processo fotográfico se deu com a digitalização, coisa corriqueira hoje em dia mas que representou uma mudança radical na fotografia. Desde a invenção do daguerreótipo até muito recentemente, o processo de registro de imagens era químico. Utilizava-se uma emulsão de haletos de prata, sensível à luz, sobre uma base. A fotografia digital veio mudar completamente a tecnologia fotográfica. Em razão disso, nunca se fotografou tanto como hoje. Todo mundo tem acesso a uma câmera, e a câmera está em toda parte. Vivemos, definivamente, na era da imagem fotográfica (lembre-se que cinema é fotografia em movimento).
Finalmente, e apenas para não perder o costume, vale lembrar que a fotografia também utiliza recursos de medição como os processos de telemetria (medição óptica de distância) e fotometria (medição da incidência da luz). Então, obrigado Monsieur Daguerre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário