quinta-feira, 25 de agosto de 2011

D-OLHO NA QUALIDADE, IMPLANTANDO OS 5Ss ( DESCARTE )


O que a palavra "descarte" significa para você?
Você já pensou sobre a importância do Descarte na empresa? E em casa, será que ele contribui para a melhoria desses ambientes? De que forma?
Para ajudá-lo a pensar sobre isso, preparei algumas questões:

Tudo o que guardamos ou deixamos na empresa tem utilidade?
O nosso guarda-roupa possui apenas as peças que utilizamos?
Pensamos apenas naquilo que é útil para as nossas vidas e a nossa alegria?
Encontramos com rapidez e facilidade as coisas das quais precisamos na nossa empresa?
Essas coisas ficam bem guardadas nos locais ideais?
Essas e outras inúmeras perguntas nos acompanham até este momento, porque a partir delas revolucionaremos as nossas vidas, rotinas, empresas e até mesmo os nossos clientes.
Vamos acabar com o desperdício, a falta de tempo, a desorganização, o "achismo". É hora de mudar para melhor, otimizar a nossa vida. Vamos lá?
Na rotina diária de cada pessoa, há várias atividades que necessitam de recursos para a sua realização, como materiais, máquinas e métodos.
O dinamismo e a diversidade das atividades proporcionam a substituição ou troca dos recursos necessários no dia-a-dia da empresa. Você por acaso entulha coisas, escondendo-as dentro das gavetas?
Dentro da sua empresa, muitas coisas que não são utilizadas vão para dentro dos armários, para a parte mais alta da estante, para os corredores ou cantos de salas ("em cima de...", "embaixo de...", "atrás de...", etc.)?
Leia, abaixo, algumas dicas de como mudar esses hábitos.
"Cada pessoa deve saber diferenciar o útil do inútil."

"Só o que tem utilidade imediata deve estar na área de trabalho."

"Somente a quantidade certa deve estar disponível."
Existe, na empresa, alguma máquina ou equipamento quebrado, que não tem serventia?
Imagine a quantidade de atividades executadas por uma pessoa, os recursos que sobram dessas atividades e que vão se acumular nas organizações e nas casas.
Calcule esse volume somando os acúmulos de todas as pessoas da empresa e de casa ao longo dos anos.
Pois é,! Muitas vezes esse acúmulo é feito dentro da cabeça das pessoas, com "idéias
antigas" ocupando espaço e atrapalhando as novas idéias e atitudes.
O Descarte consiste em eliminar tudo o que não é útil naquela atividade, naquele momento, permitindo, assim, concentrar esforços somente no que é útil.
É bastante comum as pessoas pensarem que descarte significa jogar fora o que não tem serventia. No entanto o significado é separar o que não é útil no momento. O que é inútil para um setor ou uma pessoa pode ser útil para outra pessoa, outro setor ou mesmo outra empresa.
Qual o tempo de decomposição natural dos materiais, você imagina? O tempo de decomposição de resíduos orgânicos é muito pequeno, mas não ocorre com outros tipos de materiais, como pode ser observado a seguir.
Vamos pensar duas vezes onde colocamos tudo o que é inútil, verificando a possibilidade de tornar novamente útil com a reciclagem!
É hora de arregaçar as mangas. Vamos ao Descarte!
Transformar o inútil em útil não é simples. O sucesso depende, antes de tudo, de um bom planejamento.
Agora que você já sabe que descarte não é simplesmente jogar fora aquilo que não tem serventia, prepare um bom plano. O texto a seguir, Plano de execução do Descarte, poderá ajudá-lo nessa tarefa.
Plano de execução do Descarte
Para garantir o sucesso do Descarte, é necessário elaborar um planejamento de todas as atividades que fazem parte dele, procurando determinar o nível a que se deseja chegar e em que prazo.
O planejamento deve ser claro e evitar expressões abstratas, como "execução do mutirão do Descarte". É importante especificar cada atividade, utilizando como ferramenta o plano de ação 4Q1POC.
A lista de verificação é um instrumento que auxilia na prática do Descarte e no resultado do diagnóstico realizado nas áreas.
Capacitar todas as pessoas para a execução do Descarte é a chave para o sucesso do programa. O quadro a seguir ajudará na classificação do útil e do inútil.
Reúna sua equipe de apoio do programa de Qualidade e organize uma reunião para o lançamento do Descarte.
Após o início do Descarte, surgem os primeiros objetos inúteis, que devem ser removidos para uma área de descartados. Os equipamentos e outros objetos de difícil transporte deverão ser devidamente identificados até que seja possível transportá-los.
A área de descartados não é sinônimo de bagunça. Para evitar que isso aconteça, deverá ser totalmente identificada, facilitando a classificação dos materiais, no mínimo conforme o quadro a seguir.
Na área de descartados, podem existir muitas coisas ainda úteis para outras reas/pessoas da empresa.
Estabeleça um prazo para que todos a visitem e possam verificar a existência de algo útil para o seu trabalho ou a sua área. Utilize, para isso, o modelo de formulário abaixo para apresentar o "balanço" aos funcionários:
Importante: após a apresentação do balanço de descartados, defina prazos, de acordo com a realidade da sua empresa, para que todos possam cumprir o que foi decidido sobre a destinação de cada material. Lembre-se de que a área de descartados estará sempre em renovação, recebendo novos materiais, portanto haverá necessidade de espaço para acomodá-los.
Além das leituras que você já realizou, observe as dicas que preparamos para ajudá-lo a elaborar o plano de execução.
  • Deve-se definir um responsável pela área de descartados.
  • Existindo interesse por algum item, deve-se informar o fato ao responsável pela área de descartados, para que seja imediatamente identificado.
  • É possível que alguns itens sejam úteis em mais de um setor, ficando a cargo do responsável pela área de descartados, uma pessoa-chave para o empresário definir a prioridade da organização.
  • O responsável deverá fazer um controle (balanço) das entradas e saídas de todo material que passar pela área de descartados. Isso ajudará o controle da organização, principalmente quando existirem móveis sendo descartados.
  • Esse balanço deverá ser apresentado aos colaboradores na etapa de autodisciplina, buscando um impacto motivacional.
  • Criar padrões para execução do Descarte.
Nesta unidade foi apresentado, em que consiste o Descarte, a sua importância, e o planejamento que deve ser feito para que as etapas sejam realizadas com sucesso e tenham continuidade.
Já passou pela sua cabeça como ficará sua empresa após realizar o Descarte?
Pense nisso e estimule sua equipe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário